Enem - Redação
A principal mudança na prova do Enem 2013 diz respeito à correção da Redação. A pronta anulação de redações que fujam deliberadamente do tema proposto, e a restrição na aceitação de desvios gramaticais ou de convenções, somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência, são algumas das mudanças enumeradas e que implicarão em mais rigor na correção das provas.Além disso, este ano, a discrepância entre as notas dos dois corretores independentes não pode ultrapassar 100 pontos – no ano passado, a discrepância era de 200 pontos. Se houver discrepância maior de 100 pontos, a redação passa por um terceiro corretor. Caso a discrepância permaneça, a correção é feita por uma banca de especialistas. Redações com discrepâncias maiores que 80 pontos entre as competências avaliadas também são corrigidas por um terceiro corretor.
Saiba quais são as competências:
Fonte: Revista Veja |
- Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.
- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento.
- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
- Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Confira informações importantes sobre a redação do Enem no Programa da Web Rádio Escola, produzido pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário