Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de junho de 2013



Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa



                 No próximo Sábado (15), se comemora o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, já tradicional em todo 15 de Junho, desde 2006, quando foi instaurado pela ONU. Retirando os clichês de apresentação, pensemos na importância da data.
                A violência, em toda e qualquer forma é inaceitável. Violência gera ódio, raiva, inimizade, rancor e, consequentemente, mais violência. Mas quando a violência é combinada com covardia, como é o caso, se torna repugnante. Todo tipo de entidade que não tem meios de defesa merece atenção especial e ajuda contra esse mal que, infelizmente é inerente ao bicho-homem. E isso inclui os idosos.
                Por diversos fatores, todos quando chegam em uma idade avançada, vão perdendo capacidades, tanto físicas como psicológicas. Perde-se a força, enfraquecem-se os reflexos, o raciocínio crítico-social não acompanha seu tempo atual, isso quando uma doença não debilita seriamente a pessoa. Situação essa que o transforma em alvo fácil de molestadores e aproveitadores, que praticam atos dolosos de diversas naturezas com diversos fins, desde diversão até benefício próprio.
                Que tomemos consciência da situação e não os abandonemos em asilos, querendo se livrar de um problema sério de maneira fácil. Conscientização da massa, seguida de ações preventivas e freqüentes é o caminho para extirparmos esse mal da sociedade. Levando a debate as causas e consequências, fazendo com que a comunidade se envolva e se veja, unida, a importância de combatermos essa (e outras) espécie de violência. E conscientizar-se, com o mundo todo, nesse dia 15, seria um bom começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário